PROJECTO SMALL

A COLLINS EM PARCERIA COM A PLATAFORMA MOÇAMBICANA DE ÁGUA, REALIZARAM NOS DIAS 19 E 20 DE NOVEMBRO DE 2020 EM MAPUTO, O SEMINÁRIO SOBRE QUALIDADE DE ÁGUA NOS SISTEMAS PÚBLICOS

O seminário teve lugar na Sala de Conferências do Hotel Afrin na Cidade de Maputo, na Quinta e Sexta-Feira, dias 19 e 20 de Novembro de 2020, cujo objectivo era a apresentação dos Resultados do Projecto Small em Moçambique.  

A COLLINS Sistemas de Água Lda, o Centro de Biotecnologia da Universidade Eduardo Mondlane (CB-UEM) e a Delft Institute For Water And Education | UNESCO-IHE (IHE-Delft), constituem a equipa do Projecto Small em Moçambique e desenvolvem desde 2017 este projecto - focado no abastecimento de água e saneamento em pequenas cidades. SMALL é um projecto de pesquisa inovador e interdisciplinar, que se concentra na gestão de infra-estruturas de abastecimento da água e saneamento em pequenas cidades da África-Subsaariana, implementado em Moçambique e Uganda.

O seminário começou com a aprestação da Dra. Giuliana Ferreno, Professora do IHE-Delft e Líder do Projecto SMALL em Moçambique e Uganda, em que fez a introdução do Projecto, trouxo o seu contexto e a atenção que pretende ser dadas as pequenas cidades.

O encontro realizado no âmbito do mesmo projecto, contou com a presença de várias empresas e instituições do sector de água e saneamento na sua maioria membros da PLAMA, a destacar AIAS, AURA, FIPAG e ainda o MISAU. Estas instituições deram o seu contributo ao seminário com a apresentação de temas relacionadas a qualidade de água para consumo humano. Este seminário foi um grande contributo para o sector de água, que serviu para interacção entre as entidades gestoras e reguladoras de sistemas de abastecimento de água e outras entidades ligadas ao mesmo sector, bem como a discussão de questões de grande interesse nos sistemas de abastecimento de água, servindo-se de base os resultados do projecto. Todo esforço, visa apoiar o desenvolvimento de modelos de abastecimento de água e saneamento aplicáveis e sustentáveis para pequenas cidades da África Subsaariana para salvaguardar a saúde dos consumidores de água dos sistemas de abastecimento de água públicos.

Os resultados apresentados no seminário são referentes as pesquisas feitas nos sistemas de Moamba, Homoine e Inharrime, todos sob Gestão da COLLINS. A COLLINS apresentou os resultados e os aprendizados do Projecto e a Importância do Projecto na Gestão de Sistemas, onde foi destacada a influência da alteração dos modelos de gestão pré-estabelecidos nos regulamentos nacionais assim como nos contractos de gestão dos sistemas. Um dos modelos testados no sistema de Moamba foi a dosagem de 2.2mg/l de Cloro ao contrário de dosagem padrão de 1.8mg/l e o aumento das horas de fornecimento de água. Estes modelos foram vistos que melhoram a conformidade da qualidade de água fornecida quanto a contaminação microbiologia, particularmente o aumento da concentração de Cloro.

A avaliação desses modelos visa aferir até que ponto estes reflectem as especificidades das pequenas cidades, que geralmente são copiados dos modelos aplicados nos grandes centros urbanos. Esta pesquisa colocará os usuários na vanguarda, integrando a protecção da saúde pública aos modelos de gestão, criando impacto positivo na saúde dos usuários da água em pequenas cidades do pais.

O CB-UEM, na pessoa de Dra. Olivia Pedro apresentou os principais protógenos identificados nos sistemas durante o projecto e o perigo que estes constituem para a saúde pública.

Por esta razão os resultados do Projecto Small realçaram a importância da revisão dos modelos de gestão de infra-estruturas de abastecimento de água, como forma de salvaguardar a saúde pública.

Destaca-se também a importância da concepção assertiva dos sistemas de abastecimento de água, onde foi comprovada a influência das infra-estruturas na qualidade de água, como a especificação das tubagens, que quando não feita em conformidade estas rompem e propiciam a re-contaminação e proliferação de microrganismos no sistema de abastecimento.

No final foram apresentadas algumas soluções tecnologias que podem contribuir para o alcance de melhores resultados na qualidade de água dos sistemas de abastecimento públicos, como o uso de variadores de frequência para o comando das electrobombas de adução que contribuem para a redução de sobrepressões e consequentemente redução de roturas, o uso de válvulas redutoras de pressão na rede de distribuição, filtração de água por meios filtrantes catalíticos e a integração que deve existir entre a concepção de sistemas de abastecimento de água e os sistemas de drenagem e saneamento.

Abaixo, são disponibilizadas as apresentações para a melhor aprofundamento dos aspectos apresentados e discutidos no Seminário.

01_Introduction_Project SMALL_Are Small Towns Special-IHE DELFT-Dra Giuliana Ferrero

02_Resultados e aprendizagem do P.SMALL_COLLINS-Dra. Eugenia Nguluve

03_Principais Bactérias Identificadas Durante o Projecto SMALL e o Perigo que Elas Apresentam_CBT-Dra. Olivia Pedro

04_PARAMETROS DE QUALIDADE DE AGUA VINCULADOS NA GESTAO DE SISTEMAS_AIAS-Eng. Eduardo Naietiane

05_Procedimento Laboratorial - Metodologia do Projecto Small_CB UEM-Dr. Fernando Nhassengo

06_Controlo de Qualidade da Água para Consumo Humano_MISAU-Dr. Américo Paulo

07_Regulação e Obrigatoriedade dos Padrões de Potabilidade 20112020_AURA-Eng. Anselmo Munhequete

08_Experiências e Principais Desafios Aliados a Monitoria da Qualidade de Água nos Sistemas do FIPAG

09_ESTANDARDIZAÇÃO NOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTOS DE ÁGUA_COLLINS-Eng. Nélio Muiambo

 

Link do Projecto SMALL: https://small.un-ihe.org/workshop-water-quality-small-systems-collins

TOP